R. Coronel Bittencourt, 462 - Centro - Ponta Grossa - PR
Tel: (42) 3238-3040

Miocardiopatia Hipertrófica

É a doença de origem genética que mais comumente afeta o coração, ocorrendo em cerca de 1 a cada 500 indivíduos.
Nela ocorre o crescimento excessivo e espontâneo de parte do músculo do lado esquerdo do coração, sendo mais frequentemente o septo – parte que divide os dois lados do órgão, chegando a dobrar ou até mesmo triplicar sua espessura normal.
Esse espessamento pode causar dificuldade para o bombeamento normal por obstrução da passagem do sangue, levando a sintomas de falta de ar, dor no peito e desmaios aos esforços. Também pode levar à ocorrência de arritmias durante o esforço físico, sendo a mais importante causa de morte súbita em indivíduos jovens.
O diagnóstico geralmente é realizado em jovens que apresentam tais sintomas e possuem sopros percebidos durante o exame físico. A confirmação é dada através de ecocardiograma transtorácico. Também não é incomum ser realizado em indivíduos assintomáticos durante realização de check-up.
O tratamento é realizado com medicamentos e em casos mais graves com cirurgia cardíaca ou cateterismo com injeção de substância alcóolica para reduzir o espessamento do músculo. Em casos de parada cardíaca revertida está indicado o uso de cardiodesfibrilador implantável.
Por tratar-se de doença genética não existe forma de prevenção. Por isso é importante que pessoas que possuem histórico familiar da doença, de morte súbita em indivíduos jovens e atletas de alta performance realizarem acompanhamento cardiológico regular.
#DrLeandroZardo #Cardiologia #PontaGrossa-PR #Eletrocardiograma #TesteErgométrico
#Holter #Mapa24horas #CardiologistaemPontaGrossa