R. Coronel Bittencourt, 462 - Centro - Ponta Grossa - PR
Tel: (42) 3238-3040

Febre Reumática e Coração

É uma doença decorrente de reação auto-imune causada por infecção bacteriana de garganta (amigdalite bacteriana).
Acomete mais comumente crianças entre 3 e 15 anos, com predisposição genética e que residem em áreas pobres, onde não há acesso fácil a acompanhamento médico e tratamento com antibióticos.
A fase aguda ocorre cerca de duas semanas após a resolução da dor de garganta e consiste em inflamação e dores em articulações que costumam iniciar em um local e migrar para outro (p. ex. do joelho para o tornozelo), manchas e nódulos na pele, movimentos involuntários e repetitivos de braços e pernas quando a criança fica irritada e também cansaço para a realização de esforço físico pelo comprometimento inflamatório do coração. Existem ainda casos em que esta fase não apresenta sintomas, levando o diagnóstico a ser feito apenas na vida adulta quando o indivíduo apresenta outros problemas cardíacos.
A manifestação tardia ocorre muitos anos após o episódio inicial e é decorrente do comprometimento do funcionamento das válvulas do coração – principalmente a mitral. Entre os sintomas encontrados estão a falta de ar, tonturas, dor no peito e intolerância para realização de esforços.
A melhor forma de prevenção é o tratamento antibiótico das infecções bacterianas de garganta e para crianças que já apresentaram o episódio inicial, indica-se o uso regular de antibiótico injetável.
Para indivíduos que já possuem problemas cardíacos está indicado o acompanhamento regular com Cardiologista para uso de medicamentos e até mesmo cirurgia das válvulas.
R. Coronel Bittencourt, 474, centro – Ponta Grossa-PR
Tel : (42) 3223-2633 / (42)3223-2004