R. Coronel Bittencourt, 462 - Centro - Ponta Grossa - PR
Tel: (42) 3238-3040

Doença Arterial Coronariana

Ocorre com o crescimento de placas de gordura na parte interna das artérias, tornando-as endurecidas e estreitas. Esse processo é chamado de aterosclerose.
A consequência mais imediata do entupimento das artérias coronárias é a redução do fornecimento de sangue e oxigênio para o coração, causando a chamada angina ou até mesmo o infarto
Sintomas e exames
Os sintomas mais comuns são dores ou desconfortos no peito. Outros sintomas como falta de ar, suor e palidez também podem ocorrer.
Em pessoas que possuem obstruções crônicas das coronárias, estes sintomas geralmente se desenvolvem em situações de atividade física, mudança de temperatura ou estresse emocional.
Outra situação é a obstrução aguda das artérias coronárias – o infarto. Nele, estes sintomas iniciam de forma súbita e até mesmo em repouso, permanecendo sem melhora por tempo prolongado.
O diagnóstico pode ser confirmado por eletrocardiograma, testes de sangue, ecocardiograma, teste ergométrico e outros.
Principais Causas
As principais causas da doença são fumo, diabetes, hipertensão, sedentarismo e colesterol elevado. Indivíduos com histórico de problemas cardíacos na família também devem ficar atentos, principalmente se parentes de primeiro grau manifestaram a doença.
Tratamento e cuidados após o diagnóstico
O tratamento ocorre com medicamentos, angioplastia (colocação de stent) ou cirurgia cardíaca. O Cardiologista deve avaliar cada caso e definir o melhor tipo de tratamento.
Complicações
A doença coronariana pode reduzir a qualidade de vida do indivíduo por dores frequentes e limitação da capacidade de realizar atividades.
Também pode levar a complicações graves como arritmias, insuficiência cardíaca e morte súbita.
Previna-se!
Fonte: Porta da Prevenção - Sociedade Brasileira de Cardiologia